Observatório CdC

Ocorreu no último sábado, dia 20, em São Carlos, um debate sobre as novas tecnologias e novos meios de produção e articulação audiovisual. A roda de discussões foi transmitida pelo canal do Observatório FdE e teve uma média de 60 espectadores durante todo o tempo de transmissão, além das 30 pessoas que vieram acompanhar presencialmente essa importante conversa que reuniu Governo Federal, Sociedade Civil e Universidade na sede do Massa Coletiva.

Público acompanhando o debate

Com a mediação de Rafael Rolim, coordenador nacional do Clube de Cinema Fora do Eixo, contribuíram também para o debate:

Amanda Guimarães, organizadora da Mostra Audiovisual de Cambuquira (MOSCA);
Andressa Pappas, assessora do Gabinete da Secretaria do Audiovisual (SAV); Bruno Maceió, coordenador geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual (SAV); Cezar Migliorin, professor do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O debate começou mais como uma conversa, quando o mediador Rafael fez um apanhado do histórico do CdC, dentro do contexto da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.

Após tal contextualização, foi feita uma rodada onde todos apresentaram suas considerações iniciais, com divergências entre uma fala e outra, e embates interessantes que foram acompanhados com muita qualidade tanto pelo público presente quanto pelos que assistiam pela internet, com muitos adendos importantes ao tema, passando por visões teóricas sobre a cultura, políticas públicas para o audiovisual e a produção e circulação cultural como um todo, sempre tangenciando a sustentabilidade das ações e como atingí-la.

Depois de vários pontos de vista expostos, foram detectadas algumas convergências entre os discursos e o tom da conversa assumiu um carater mais propositivo.

A impressão que ficou ao final de tudo foi que, independente das divergências que possam haver entre as perspectivas de todos os interessados na melhoria do contexto do audiovisual no país, podemos sim construir juntos planos que contemplem a todos, e a presença de representantes tanto da Secretaria do Audiovisual quanto da Universidade, além de todo o público que contribuiu decisivamente com tudo, só chancela essa impressão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s